Você sabe o que é marketing sensorial?

Você certamente já se deparou com uma marca que tem um cheiro muito característico, ou comeu algo que só determinada rede de restaurantes faz daquele jeito, e que mesmo você tentando reproduzir em casa não fica do mesmo jeito. Você também já deve ter visto uma determinada combinação de cores e associou a uma determinada empresa.

Se identificou com alguma das afirmações acima? Então você já passou por uma experiência de marketing sensorial.

03 11 Voce sabe o que e marketing sensorial - Você sabe o que é marketing sensorial?

O que é marketing sensorial

O marketing sensorial trabalha as sensações do consumidor através dos cinco sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. Sua principal função é proporcionar a atmosfera de vendas perfeita através desses sentidos. Eles podem ser trabalhados de forma individual ou não, tudo depende do que faz sentido passar com a sua marca.

+ sUGESTÃO DE LEITURA: Branding: a personalidade da sua marca

Audição

03 11 Voce sabe o que e marketing sensorial 2 - Você sabe o que é marketing sensorial?

A audição é uma forma subjetiva de associação a sua marca. Para trabalhar com ela não necessariamente você precisa criar um jingle ou música chiclete.

Uma estratégia muito comum nos e-commerces atualmente – em especial nos de moda – é a criação de playlists com músicas relacionadas ao público da marca. A Forever 21 tem trabalhado bastante com isso desde que lançou a versão brasileira de seu site. Fora da internet isso acontece bastante também. Não é incomum você entrar em lojas de fast fashion e se deparar com músicas tocando. As famosas “músicas de elevador” também fazem parte desse universo.

Ao trabalhar com uma boa playlist que faça sentido para o seu público, você conseguirá fazer com que sua marca seja associada indiretamente a essas músicas quando seus consumidores estiverem em determinado local e as ouvirem.

Olfato

03 11 Voce sabe o que e marketing sensorial 3 - Você sabe o que é marketing sensorial?

Essa talvez seja uma das formas de marketing sensorial mais trabalhada pelos e-commerces atualmente. Você já comprou algo pela internet e ao abrir a embalagem se deparou com um perfume no seu produto? Esse perfume foi pensado para que você associe o cheiro àquela marca toda vez que senti-lo.

Duas marcas trabalham muito bem essa questão do olfato: a Melissa e a Le Lis Blanc. Basta passar perto de uma loja da Melissa que você já sente aquele cheirinho de chiclete característico dos produtos da marca. Já no caso da Le Lis Blanc, o cheiro deles ficou tão famoso que você consegue comprar a essência separadamente.

Paladar

03 11 Voce sabe o que e marketing sensorial 5 - Você sabe o que é marketing sensorial?

O paladar parece ser o sentido mais difícil de trabalhar se você não vende comida, mas não é. Muitas lojas online trabalham esse sentido através do envio de doces como brinde para as clientes, tornando a experiência de compra mais agradável. Você pode investir na produção de balas, pirulitos e até mesmo chocolates com a embalagem da sua marca, ou comprar esses produtos no supermercado, tudo depende se isso faz sentido para a sua marca.

Tato

03 11 Voce sabe o que e marketing sensorial 1 - Você sabe o que é marketing sensorial?

Se você trabalha apenas no online, o tato pode ser um pouco mais difícil de ser explorado. Isso porque o cliente gosta de ter um contato físico com o produto antes de adquiri-lo. Porém, você pode explorar o tato de outras formas, por exemplo: vamos supor que você tenha uma loja de bolsas feitas com um tecido super exclusivo. Visto que estamos falando apenas do online, você precisa passar a sensação de toque do tecido para o cliente. Trabalhe em ações que comuniquem como esse tecido é diferenciado. Com o tempo seus clientes passarão a associar esse tipo de tecido à sua marca.

Uma marca que trabalha bem a questão do tato é a Kipling, cujas bolsas são feitas com lona de paraquedas, o que as torna bastante resistentes e duráveis.

Visão

03 11 Voce sabe o que e marketing sensorial 6 - Você sabe o que é marketing sensorial?

Fonte: Packhelp

A visão é trabalhada principalmente na estruturação de uma identidade visual marcante. Você pode fazer isso através de cores, logo e até mesmo um cenário característico para a sua marca, dessa forma, sempre que o cliente ver o jogo de cores ou um cenário parecido com o seu, lembrará de você.

Trabalhar um bom unboxing também ajuda no estímulo desse sentido. Você pode criar caixas ou envelopes característicos da sua marca, a ponto de encher os olhos do cliente antes mesmo dele abrir o pacote.

A Nubank explora muito bem a visão em suas postagens. Todas elas tem em sua composição a cor roxa (característica da marca). 

Quais as vantagens de trabalhar com marketing sensorial?

O marketing sensorial tem a função de despertar sensações boas no consumidor, a fim de fazer com que ele crie vínculos com a marca e posteriormente seja fiel a ela. Com a estratégia de marketing sensorial você pode:

  • Explorar seus produtos de maneiras que fogem do óbvio;
  • Trabalhar na sua identidade de marca e na percepção dos futuros consumidores;
  • Conquistar a confiança do público.

Trabalhar com marketing sensorial não necessariamente precisa ser caro, existem várias soluções baratas para quem está iniciando, como montar caixas personalizadas apenas com carimbos ou comprar essências prontas em estabelecimentos voltados a isso. Basta dar asas à sua criatividade.

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *