O seu alcance no Instagram está muito baixo? Você pode ter levado shadowban

Você por acaso já se viu em uma situação em que tanto seu alcance quanto seu engajamento no Instagram diminuíram drasticamente, a ponto de fazer com que você parasse de ganhar novos seguidores? Você pode ter sido vítima de shadowban.

Shadowban é, literalmente, banimento fantasma. É um termo usado desde 2006 em outras redes sociais, mas que passou a ser conhecido recentemente por conta das diversas mudanças no algoritmo do Instagram. Essa prática serve como mecanismo adotado pela rede social (embora não seja admitido de forma explícita) para bloquear atividades suspeitas de seus usuários.

03 08 O seu alcance no Instagram está muito baixo Você pode ter levado shadowban - O seu alcance no Instagram está muito baixo? Você pode ter levado shadowban

Como funciona o shadowban

O shadowban é praticado de forma escondida pelo Instagram. Basicamente ele passa a diminuir o alcance das suas postagens para seus seguidores e para de mostrá-los nas hashtags e geolocalizações.

Desse modo, sua conta para de atrair novos perfis, uma vez que ninguém verá suas publicações. Já para as contas que te seguem, você até continuará aparecendo no feed, mas não será priorizado, deixando de aparecer nas primeiras publicações para seus seguidores.

Acho que tomei shadowban, e agora?

Antes de entrar em pânico com a possibilidade de ter tomado shadowban, lembre-se que o Instagram vive mudando seu algoritmo. Portanto, o simples fato de seu alcance e interações terem diminuído não necessariamente querem dizer que você levou shadowban.

Caso você esteja desconfiada da possibilidade de ter levado shadowban, faça o seguinte teste: crie uma nova publicação no seu perfil e utilize as hashtags e localização que você normalmente usa. Certifique-se de estar usando pelo menos uma hashtag pequena, de modo que realmente dê para encontrar seu post entre os mais recentes. 

Em seguida, peça para duas ou três pessoas que não te seguem procurarem seu post entre as hashtags e a localização. Caso seu post não tenha sido encontrado por ninguém nas hashtags e geolocalização, você provavelmente tomou shadowban.

Outra forma de avaliar é utilizar sites que analisam seu perfil, como o Instagram Shadowban Test do site Tribber, porém há muita controvérsia sobre a veracidade da análise feita por ele.

Como me livrar do shadowban?

Agora que você percebeu que tomou shadowban não precisa entrar em pânico, afinal nem tudo está perdido. Vou listar abaixo algumas técnicas que você pode aplicar para sair dele.

Dê um tempo do Instagram

Suma do Instagram por alguns dias. Isso não inclui só parar de fazer posts e stories, como também se desconectar totalmente da sua conta.

Não precisa ser muito tempo, geralmente uns 2 ou 3 dias já são o suficiente.

+ Sugestão de leitura: Como vender pelo Instagram: o guia completo passo a passo

Desconecte aplicativos de terceiros da sua conta

Você por acaso já precisou utilizar aplicativos que pediam acesso à sua conta? Se a resposta for “sim”, mesmo que tenha utilizado o aplicativo apenas uma vez, revogue o acesso imediatamente, e se possível altere sua senha.

Verifique as hashtags utilizadas

Recentemente o Instagram passou a banir algumas hashtags por conterem conteúdos que infringem as práticas da rede social (discurso de ódio, pornografia, fraturas expostas, etc). É o caso da #sextou, por exemplo, que apesar de não ter nada de errado no nosso idioma, passou a ser utilizada com o significado de sex to u (sexo para você) em outros países. Caso você tenha utilizado alguma delas, edite sua publicação e exclua a hashtag em questão.

banner hashtags proibidas 1 - O seu alcance no Instagram está muito baixo? Você pode ter levado shadowban

Como evitar o shadowban

Se você nunca tomou shadowban – ou se já tomou e não quer passar por essa situação de novo – existem algumas práticas que podem te ajudar a fugir dele.

Pare de usar automação

Se você ainda utiliza aplicativos de automação para ganhar seguidores e interagir automaticamente com outros perfis, por exemplo, pare agora. Além de não trazer nenhum benefício de fato para você, é totalmente proibido pelo Instagram.

O Instagram consegue detectar esse tipo de comportamento e, muito além do shadowban, pode bloquear definitivamente sua conta.

Interaja com moderação

Apesar de ser uma rede social, interagir em excesso pode fazer o Instagram desconfiar do seu comportamento e colocar seu perfil em shadowban. Ou seja, curtidas e comentários em excesso por um curto período de tempo podem ser identificados como comportamento robótico pelo algoritmo do site, por isso tome cuidado ao curtir e comentar em outros perfis.

No caso dos comentários, evite comentar a mesma coisa em vários perfis.

Diminua a frequência de postagens

Essa dica inclusive vai te ajudar no marketing do seu negócio, pois ninguém gosta de abrir o Instagram e ver o feed lotado de fotos de apenas um perfil, certo? Além disso, o Instagram pode te enxergar como spammer em determinadas situações também.

Caso você faça mais de três postagens por dia, diminua o ritmo. Concentre-se em postar de uma a três fotos por dia.

Diversifique as hashtags

Evite utilizar o mesmo grupo de hashtags em todas as publicações, pois o Instagram pode pensar que você está fazendo spam. Procure hashtags que tenham a ver com o conteúdo postado, variando a cada publicação.

Além disso, evite usar muitas hashtags. O Instagram permite até 30 por publicação, porém, se possível, utilize de 5 a 15 apenas.

Cuidado com as hashtags banidas

Antes de fazer o seu post, teste as hashtags que você quer utilizar. Jogue-as na pesquisa do Instagram e veja se elas não foram banidas. O próprio Instagram deixa um aviso embaixo delas quando você clica. Em alguns casos você não consegue nem abrir a hashtag na busca.

Para te ajudar com esse trabalho, preparei um guia gratuito com mais de 40 hashtags banidas pelo Instagram em diversos nichos. Testei todas as hashtags antes de prepará-lo.

Você pode baixar esse guia clicando na imagem abaixo:

banner hashtags proibidas 1 - O seu alcance no Instagram está muito baixo? Você pode ter levado shadowban

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *