Será que o mercado está saturado?

Hoje eu quero propor uma reflexão a você: será que o mercado está saturado?

É muito comum ouvirmos esse tipo de comentário quando estamos começando a empreender, eu ouvi isso em 2012 quando abri meu e-commerce de bijuterias e também tenho visto muitos comentários hoje tanto sobre a área do e-commerce quanto sobre o mercado digital como um todo.

Esse tipo de questionamento muitas vezes paralisa a gente e nos deixa com medo de empreender por conta da possibilidade de entrar em um mercado saturado. Isso pode impedir muita gente de começar, sendo que na maioria dos casos o mercado não está realmente saturado.

24 08 Será que o mercado está saturado - Será que o mercado está saturado?

Será que o mercado está saturado mesmo ou sé apenas concorrido?

Um argumento que ouço muito por aí é: “ai, esse mercado está muito saturado, todo mundo agora quer trabalhar com isso”. Será mesmo? Quantas pessoas do seu círculo social empreende no mesmo nicho que você? Quantas pessoas do seu círculo social empreende em algo? Até o momento em que escrevi esse post não conheço quase ninguém que empreenda em algo.

Entenda uma coisa: estar saturado é diferente de estar concorrido. Estava assistindo um vídeo do E-commerce na Prática sobre o assunto e eles passaram uma definição de saturação que achei bem interessante: saturação é quando um mercado quer crescer mas não tem mais como, quando já atingiu o seu teto. É o exemplo de produtos da moda, como frozen iogurtes e paletas mexicanas.

No caso do e-commerce, ainda está longe de podermos considerar esse mercado saturado, visto que só no primeiro semestre de 2020 ele já cresceu 71% em relação ao mesmo período de 2019.

O Brasil é um dos países que mais cresce nessa categoria, tanto em volume de pedidos quanto em faturamento. Além disso, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados a internet atualmente, e o número de pessoas que faz compras online só aumenta.

Pode ser que você escolha atuar em um mercado um pouco mais concorrido do que outros, como vestuário, por exemplo. Porém, eu acredito que o mercado tem espaço para todo mundo que se esforça para fazer um bom trabalho e se diferenciar da concorrência.

Outra coisa que pode alterar sua percepção em relação ao mercado é o fato de você procurar muitos conteúdos relacionados a ele. Eu participo de diversos grupos dentro do nicho de moda, empreendedorismo e e-commerce, por exemplo, então é natural sentir medo e achar que o mercado está saturado, quando na verdade não está.

Pare de ver seu concorrente como um inimigo e use isso como uma forma de estudar melhor o seu mercado.

Descubra o seu diferencial

Muita gente começa, mas quantas pessoas realmente se mantêm? Quantas fazem um bom trabalho? Quantas mantém um bom relacionamento com os clientes e investem no próprio negócio?

Investir no seu próprio negócio e no relacionamento com os clientes é imprescindível para conseguir crescer. Você não precisa atrair 100% da população, mas deve sempre focar em fazer ações que atraiam cada vez mais pessoas dentro do seu público para o seu site e suas redes sociais, sem esquecer de quem já compra com você, é claro.

+ Sugestão de leitura: Você conhece o público-alvo do seu negócio?

Lembre-se também que você é única, aproveite essa sua vantagem em relação ao resto do mundo e dê o seu toque especial ao seu negócio. Trabalhe com amor e dedicação para conseguir crescer e colher os frutos do seu esforço.

Não se esqueça: nada acontece da noite para o dia. Seu negócio não vai bombar no primeiro ou segundo mês. Pode acontecer, inclusive, de você não vender nada no começo, porém isso não é motivo para desistir ou achar que o mercado está saturado, mas sim para estudar melhor suas estratégias de marketing e ver como tudo pode ser melhorado.

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *