Você sabe o que é a reserva de emergência?

Se tem algo que 2020 nos ensinou é que a falta de planejamento financeiro pode derrubar qualquer negócio. Por isso, é de extrema importância que você tenha uma reserva de emergência no seu e-commerce (e na sua conta pessoal também).

16 10 Voce sabe o que e a reserva de emergencia - Você sabe o que é a reserva de emergência?

O que é a reserva de emergência

A reserva de emergência é um valor em caixa que guardamos para utilizar em eventuais necessidades ou imprevistos que vierem a acontecer. Esses imprevistos podem ser: pagamento de funcionários e pró-labore nos meses em que o caixa fechar no vermelho, reposição emergencial de estoque ou insumos para a empresa, etc. Quem determina essencialmente o que é uma situação de emergência para o seu negócio é você.

Uma empresa que trabalhou muito bem essa questão de planejamento financeiro e reserva de emergência foi a Magalu, que em maio de 2020 anunciou que aguentaria trabalhar por 2 anos de portas fechadas, tudo isso graças ao seu reforço de caixa.

Como montar uma reserva de emergência

Voce sabe o que e a reserva de emergencia 2 - Você sabe o que é a reserva de emergência?

Antes de iniciar a sua reserva de emergência você precisa ter uma estimativa de quanto seu negócio ganha e quanto gasta por mês. O ideal é que ela tenha o equivalente entre 6 e 12 meses dos gastos do seu negócio. Por exemplo, se seu negócio gasta 1000 reais por mês, o ideal é ter entre 6 e 12 mil reais guardados.

Durante a sua análise de gastos, verifique se existem custos que podem ser cortados ou reduzidos. Lembre-se também de checar suas parcelas de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito

Após descobrir as despesas e receitas do seu negócio é hora de separar o valor para investir. Você não precisa ter todo o valor da reserva guardado de uma vez, invista aos poucos. O valor mensal destinado à reserva é definido por você, porém, se possível, destine entre 10 e 15% do seu lucro líquido a ela.

Onde guardar a reserva de emergência

Por ser um dinheiro que precisa ser resgatado de forma rápida, é preciso que sua reserva de emergência esteja guardada em um tipo de investimento que contenha as seguintes características: segurança, baixa volatilidade e liquidez (o ideal é que seja diária ou, pelo menos, D+1). Nada de colocar sua reserva de emergência em ações e outros investimentos de médio ou alto risco, viu?

A poupança é o mais conservador dos investimentos, e também um dos mais seguros, sendo assim a melhor opção para quem tem receio de investir. Porém, o tesouro direto selic é o mais seguro dos investimentos, além de trabalhar com liquidez no modelo D + 1 (eu particularmente vejo essa como única desvantagem. Além disso, seu rendimento é levemente maior do que a poupança. Outra opção é investir em um CDB de liquidez diária, assim você consegue sacar o seu dinheiro na hora, caso precise.

A maioria dos bancos oferecem essas opções de investimentos sem cobrança de taxas, porém você pode procurar alguma corretora de investimentos, pois essas costumam oferecer mais opções e, muitas vezes, sem cobrança de taxas também.

Revise periodicamente suas despesas

Voce sabe o que e a reserva de emergencia 3 - Você sabe o que é a reserva de emergência?

Ao longo do tempo, as despesas do seu negócio podem aumentar. Por isso, sempre revise suas despesas e receitas, e caso elas aumentem muito, complemente sua reserva de emergência para que ela se adeque à sua nova realidade.

Esteja sempre atenta ao caixa da sua empresa como um todo, e tenha muito cuidado para organizar suas finanças, afinal a desorganização delas pode ser fatal para o seu negócio.

+ Sugestão de leitura: Como está o seu caixa da empresa?

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

1 Comentário

  1. A reserva financeira é de extrema importância, principalmente para empreendedores, com um negócio online por mais que os custos sejam baixos, não sabemos os imprevistos do próximo mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *