Presença online: por que o seu negócio precisa estar na internet

Você já ouviu falar em presença online? Presença online é basicamente estar na internet, porém, mais do que apenas estar na internet, você precisa estar onde seus clientes estão.

Além de proporcionar um maior contato com seus atuais clientes, investir e criar a sua presença online pode te proporcionar um aumento na sua quantidade de clientes e trazer uma certa autoridade enquanto empresa. Porém, deve-se ter em mente que este processo não ocorre da noite para o dia.

Por que o seu negócio precisa estar na internet

29 06 Porque seu negócio precisa estar online - Presença online: por que o seu negócio precisa estar na internet

Além de um poderoso meio de comunicação, a internet é também uma ferramenta poderosíssima de vendas e informações que acontecem 24 horas por dia.

Atualmente, mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet, o que significa que um pouco mais da metade da população mundial, que hoje é de cerca de 7,8 bilhões de habitantes, está online. O Brasil é o terceiro país cuja população passa mais tempo na internet, uma média de 9 horas e 14 minutos por dia (Fonte: Promova-se Agência digital).

“Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”. – Bill Gates

Bill Gates disse a frase acima em 1999, e essa afirmação parece estar cada vez mais perto da realidade, pois para muitas pessoas, não estar na internet é a mesma coisa que não existir. Além disso, você pode estar perdendo muito espaço para a concorrência, porque ela certamente já construiu (ou está construindo) sua presença online. 

Não está totalmente convencida de que a internet é o lugar ideal para o seu negócio? Então veja abaixo algumas vantagens:

Ser facilmente encontrado

Todos os dias, em média 5,5 bilhões de buscas são feitas apenas no Google, o que dá uma estimativa de 63 mil buscas por segundo.. As pessoas têm buscado cada vez mais por comodidade nos processos.

Comunicar-se com seus atuais clientes de diversas formas

Você pode se aproximar mais de seus atuais clientes, estreitando seus vínculos de diversas formas, como e-mail, WhatsApp, Telegram, blogs e redes sociais.

Atingir novos clientes

Estar na internet permite que você atraia novos clientes. Esses novos clientes podem te encontrar apenas procurando no Google ou nas redes sociais pelo tipo de serviço ou produto que você oferece e chegando até seu perfil ou site.

Preciso começar direto com um site?

Presença online por que o seu negócio precisa estar na internet 2 - Presença online: por que o seu negócio precisa estar na internet

A resposta é: não! Você pode começar criando uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. Por que não os dois?

Segundo o site Canal Tech, o Facebook possui atualmente mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, e desses usuários, mais de 127 milhões estão no Brasil. Já o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, e mais de 70 milhões de usuários no Brasil, que perde apenas para o Estados Unidos em número de audiência, de acordo com relatório da Hootsuite. Com certeza seus atuais e futuros clientes estão em pelo menos uma dessas redes sociais.

Como começar?

Presença online por que o seu negócio precisa estar na internet 3 - Presença online: por que o seu negócio precisa estar na internet

A principal coisa que você deve fazer para trazer seu negócio para a internet é planejar. Sem planejamento a chance de tudo dar errado é gigante. Comece analisando quem é o seu público-alvo (na internet ele pode ser um pouco diferente do que na loja física, caso você já tenha uma) e sua concorrência.

Monte sua estrutura. No tópico anterior comentei que você não precisa começar direto com um site se não quiser. Comece com seu perfil nas redes sociais, fotografe seus produtos e crie posts atraentes para seu público. Porém, se fizer sentido para o seu negócio, monte um site também.

Após planejar e montar sua estrutura, não se esqueça de convidar seus clientes para seguirem sua página e interagir com eles. As redes sociais servem justamente para isso. Agradeça os feedbacks e responda suas principais dúvidas. Para as dúvidas mais comuns você pode criar um post e deixar fixado na sua página do Facebook ou criar um sequência de stories e deixar em destaque no seu perfil do Instagram.

Alavanque suas vendas usando o Instagram, com o EBOOK DO E-COMMERCE NA PRÁTICA.

Esses são os principais passos para trazer o seu negócio para a internet e começar a criar sua presença online. E ai, está pronta para trazer mais visibilidade para o seu negócio?

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

1 Comentário

  1. Pingback: 8 formas de empreender com pouco dinheiro -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *