O que é o marketing de influência e como aplicá-lo no seu negócio

Marketing de influência – ou influencer marketing – é uma estratégia de marketing focada em trabalhos com pessoas que já possuem uma certa autoridade e/ou influência na área de atuação da sua marca.

O principal objetivo do marketing de influência é criar uma ponte entre a sua marca e o público alcançado pelo influenciador, de modo que isso atraia novas pessoas para o seu site e suas redes sociais.

26 08 O que é o marketing de influência e como aplicá lo no seu negócio - O que é o marketing de influência e como aplicá-lo no seu negócio

Como funciona o marketing de influência

As duas formas mais comuns de trabalhar com o marketing de influência são através de mídia paga e permuta.

Nos trabalhos realizados através de mídia paga os influenciadores são remunerados para fazer a campanha, os famosos publiposts. Já na permuta os influenciadores não recebem dinheiro, mas sim divulgam o produto em troca de algo que seja vantajoso para ele. Em ambos os casos o influenciador precisa sentir uma conexão com a sua marca.

Por que trabalhar com marketing de influência

Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não siga pelo menos um influenciador digital. Isso porque os influenciadores se conectam com o público. Muitos deles compartilham a rotina com a gente, nos passando a sensação de serem pessoas acessíveis e “gente como a gente”.

Trabalhar com um influenciador digital, além de agregar a sua estratégia de conteúdo, também trará mais autoridade à sua marca, uma vez que o público dos influenciadores tendem a confiar nas indicações feita por eles. Algumas outras vantagens do marketing de influência são:

  • Aumento da confiança na sua marca
  • Aumento da percepção de marca
  • Atingir o público-alvo de forma efetiva
  • Fornecer valor para o público
+ Sugestão de leitura: 7 gatilhos mentais que vão impulsionar suas vendas

Como trabalhar com o marketing de influência

26 08 O que é o marketing de influência e como aplicá lo no seu negócio 1 - O que é o marketing de influência e como aplicá-lo no seu negócio

Muito além de selecionar os influenciadores que você quer trabalhar, é importante se atentar a alguns detalhes para que sua estratégia de marketing de influência seja aplicada de forma assertiva. Falarei um pouco sobre cada uma delas.

Tenha objetivos claros

Antes mesmo de escolher qual influenciador ou agência contratar você precisa ter os objetivos da sua campanha bem definidos. Dessa forma você conseguirá desenhar a campanha de uma maneira mais clara.

Qual é o orçamento disponível para essa campanha? Você quer aumentar suas vendas? Trazer novas pessoas para as redes sociais e site da sua loja? Promover algum produto específico? 

Essas perguntas são essenciais para você começar a pensar na campanha. 

Conheça o seu público

Você, como uma empreendedora inteligente, com certeza definiu o público-alvo da sua marca antes de começar o seu negócio, certo?

Antes de escolher com qual influenciador trabalhar, lembre-se da importância de entender os hábitos do seu público e persona. Vale até fazer pesquisa no Instagram com quem te segue para descobrir quais são os influenciadores preferidos deles.

Depois de entender bem os gostos do seu público e persona está na hora de procurar por influenciadores que atinjam um público semelhante ao seu. Afinal de contas, se você trabalhar com moda infantil, por exemplo, não adianta contratar um influenciador cujo público seja composto majoritariamente por homens acima de cinquenta anos.

+ Sugestão de leitura: Você conhece o público-alvo do seu negócio?

Escolha bem os influenciadores que deseja trabalhar

Após definir bem os objetivos da campanha e estudar os hábitos do seu público, chegou a hora de escolher quais influenciadores se encaixam melhor na campanha que você está criando. Para te ajudar na escolha você pode levar em consideração os 3 Rs da influência (em inglês):

  • Relevance (relevância): esse influenciador tem alguma relevância no segmento da sua marca?
  • Reach (alcance): a quantidade e qualidade do público alcançado pelo influenciador faz sentido para a sua marca?
  • Ressonance (ressonância): o quão relevante é o conteúdo desse influenciador para a audiência? Esse conteúdo engaja o público do influenciador?

Além dos fatores acima, leve em consideração o comportamento e linguagem usada pelo influenciador. Mais do que ter um público semelhante ao seu, é importante que a conduta dele seja adequada ao que a sua marca prega. Se sua marca preza por não se envolver em assuntos polêmicos, por exemplo, não é interessante contratar alguém que vive envolvido em polêmicas, certo?

Não se apegue a número de seguidores

26 08 O que é o marketing de influência e como aplicá lo no seu negócio 2 - O que é o marketing de influência e como aplicá-lo no seu negócio

A primeira vista uma influenciadora com 100 mil seguidores com certeza vai chamar mais atenção do que outra influenciadora que tenha apenas 10 mil. Mas será que só isso é o suficiente?

Hoje em dia uma das coisas mais fáceis que existe é comprar seguidores. Por um valor não muito alto você pode adicionar centenas ou milhares de seguidores no seu perfil. Porém, isso não quer dizer absolutamente nada: esses seguidores são todos fantasmas, não compram e nem engajam com você. Ou seja, não vale a pena.

E isso pode acontecer com pessoas que se dizem influenciadoras também. Elas compram esses seguidores para mostrarem ao mundo que são populares, sua marca se interessa por elas, fecha a campanha e… Nenhum retorno para você. Percebeu o erro?

Claro que não acontece com todos, ouso dizer que apenas uma minoria faz isso, mas as empreendedoras mais desavisadas podem acabar sendo enganadas por esse tipo de “influenciador”.

Para escapar dessa cilada, peça sempre o mídia kit dos influenciadores que você planeja fechar uma campanha. O mídia kit é o currículo deles, onde você terá acesso a dados como seguidores, público, alcance, engajamento, trabalhos realizados com outras marcas, etc. Talvez a análise do mídia kit te faça perceber que fechar o contrato com um influenciador menor seja até mais vantajoso do que fechar com um maior.

Respeite a liberdade criativa do influenciador

Uma das maiores vantagens do marketing de influência é justamente reduzir seus custos e seu tempo com produção de conteúdo, visto que toda essa parte ficará a cargo do influenciador contratado. 

Porém, para que o trabalho seja espontâneo é essencial deixar que o influenciador crie o conteúdo do seu próprio jeito, sem interferência da marca. Assim, a campanha será muito mais fluída, pois o influenciador não estará preso a um roteiro engessado.

Envie apenas um briefing com as principais informações que devem ser abordadas pelo influenciador e deixe o resto com ele.

Influenciador não é vendedor

Contratar um influenciador poderá te ajudar muito a aumentar seu alcance e até mesmo a vender mais. Porém lembre-se que a função do influenciador não é vender os seus produtos, mas sim recomendá-los para a audiência deles.

O influenciador te levará tráfego, porém as vendas dependem muito do seu conteúdo e da apresentação dos seus produtos. Por isso certifique-se de que seu site e redes sociais estão agradáveis e, principalmente, funcionais.

+ Sugestão de leitura: O que é inbound marketing e como ele pode te ajudar a atrair clientes

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

1 Comentário

  1. Pingback: Business Canvas: como criar um plano de negócios -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *