O que é e como definir o seu nicho de mercado

Você sabe o que é um nicho de mercado? Já definiu o seu?

Um nicho de mercado é basicamente um recorte de um segmento maior de mercado, onde identificamos um grupo com necessidades e interesses específicos, muitas vezes pouco ou nada explorados. Por exemplo, dentro do segmento de emagrecimento, podemos encontrar o nicho de dietas low carb.

Encontrar o nicho de mercado é uma tarefa simples para alguns, e extremamente complicada para outros. Porém é importantíssimo ter isso definido antes de abrir o seu negócio.

29 07 O que é e como definir o seu nicho de mercado - O que é e como definir o seu nicho de mercado

Por que é tão importante definir um nicho de mercado

Definir um nicho de mercado específico te ajudará a se destacar com muito mais facilidade, afinal você estará trabalhando para atender necessidades bem específicas do seu público escolhido. Por exemplo, uma marca específica de produtos veganos certamente tem mais credibilidade e autoridade com o público do que uma grande rede de frigoríficos que decidiu implementar uma linha de produtos sem carne. 

Existem algumas vantagens ao definir o seu nicho de mercado:

  • Plano de marketing mais assertivo: ao definir um nicho de mercado, você terá mais clareza sobre quais as melhores ações de marketing a serem tomadas, e assim poderá conversar melhor com seu público-alvo e persona.
  • Menos concorrência: por ser uma fatia menos explorada do segmento como um todo, dependendo da oferta de produtos e serviços específicos para o nicho que você escolheu, sua concorrência será menor.

+ Sugestão de leitura: Você conhece o público-alvo do seu negócio?

Como definir um nicho de mercado

nicho de mercado - O que é e como definir o seu nicho de mercado

Primeiramente você deve escolher o seu mercado de atuação. O ideal é que seja um assunto que você goste e se imagina falando sobre por muitos anos.

Evite entrar em um nicho só porque ele está em alta se isso não for algo que você realmente gosta e conhece (ou está disposto a estudar), porque com o tempo você irá se desgastar com a demanda de trabalho e poderá desistir de tudo.

Depois de escolher o mercado, pesquise os possíveis problemas do público, e estude a demanda e a oferta pela solução. Se ninguém estiver disposto a pagar por ela, provavelmente o nicho não será viável.

Estude. De nada adianta você descobrir o mercado e os problemas do público se você não estudar as melhores formas de entregar a solução. Invista em livros, treinamentos, mentorias, tudo o que for necessário para que você possa se tornar um especialista no assunto ao longo do tempo.

Depois de escolher o mercado, encontrar o problema, verificar a existência de demanda e oferta por uma solução e estudar muito, não se esqueça de analisar a concorrência. Veja quem mais oferece o mesmo produto que você, por quanto e como oferece, como conversa com o público e etc. Atenção: analisar a concorrência não significa copiar tudo o que ela faz. Lembre-se que existem diferentes condições de entrega do produto e até mesmo tempo e experiência de mercado, porém é preciso estar atenta às principais técnicas e canais de venda utilizados.

Além disso, existem algumas perguntas que podem te ajudar a definir o seu nicho de mercado:

  • Por que eu quero trabalhar nesse mercado?
  • O quanto eu conheço o problema que quero solucionar?
  • Existe realmente um grupo afetado por esse problema?
  • Quais são as dores e necessidades do público afetado por esse problema?
  • O que meu concorrentes oferecem para solucionar o problema?
  • Qual será o meu diferencial?
  • As pessoas pagariam por essa solução?

Respondê-las certamente te dará um norte sobre qual será o melhor nicho para você e como trabalhar com ele.

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

1 Comentário

  1. Pingback: Business Canvas: como criar um plano de negócios -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *