Naming: descubra o nome perfeito para o seu negócio

Escolher o nome do seu negócio é uma tarefa complicada, muita gente trava nesse processo e demora dias, semanas e até mesmo meses para destravar. O Naming é o conjunto de técnicas usadas para definir o nome de uma empresa, produto, projeto ou evento. Ou seja, é literalmente o processo de nomear algo

Muitas vezes o nome é primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, por isso não negligencie e nem subestime essa etapa. O nome da sua marca precisa ser escolhido com carinho e cuidado, então vale a pena investir seu tempo nesse processo.

Definir o nome de algo muitas vezes é demorado e difícil, isso porque queremos que ele caia pronto e lindo do céu. Porém, existem algumas técnicas que irão te ajudar a encontrar um nome perfeito para a sua marca se você aplicá-las. Neste artigo vou te contar quais são.

22 07 Naming descubra o nome perfeito para o seu negócio - Naming: descubra o nome perfeito para o seu negócio

Escolha um nome curto e fácil

Ao trabalhar com o processo de Naming, muitas vezes chegamos à nomes longos e complexos. Porém, se você quer criar um nome que grude na cabeça do seu cliente, lembre-se que quanto mais curto e fácil de pronunciar ele for, mais facilmente os clientes se lembrarão da sua marca.

Além disso, ele deve ser fácil de escrever. Quanto mais fácil de escrever, mais fácil será te encontrar na internet.

Preste atenção nos significados das palavras

Jamais ignore o significado das palavras, sejam elas brasileiras ou não. Verifique se elas não possuem algum significado ambíguo que possa deturpar o significado da sua marca.

Outra dica é prestar atenção na junção dessas palavras quando criar seu domínio e nome de usuário nas redes sociais. Às vezes uma junção de palavras pode formar outra que tenha significado ambíguo quando escritas sem nenhum espaço. 

Fuja dos termos da moda e clichês

Se você quer criar um negócio duradouro, fuja de nomes com termos da moda. Isso porque hoje essas palavras podem fazer muito sentido, mas daqui a algum tempo não. Imagina só que chato vai ser se daqui a algum tempo os futuros clientes não entenderem o significado do nome que você escolheu. O mesmo vale para clichês.

Tipos de naming

Naming o nome perfeito para o seu negócio 1 - Naming: descubra o nome perfeito para o seu negócio

Você sabia que existem categorias de naming? A sua marca pode ter um nome descritivo, arbitrário ou inventado, por exemplo. Falarei mais dessas categorias nesse post.

Descritivo

O nome descritivo é aquele que deixa claro o que você vende. Algumas marcas que utilizam do naming descritivo são a Netshoes e a Sucos Do Bem.

Sugestivo

Marcas que se encaixam na categoria de naming sugestivo são aquelas que dão indícios sobre o tipo de produto que trabalham. É o caso de da Natura, por exemplo.

Arbitrário

Nomes arbitrários são aqueles que não possuem conexão com o tipo de produto que a empresa trabalha. A Apple não vende maçãs, certo?

Inventado

Nomes inventados são únicos, pois podem vir da mistura de palavras existentes a fim de formar uma nova que não existe, ou então podem ser palavras criadas totalmente do zero. O nome inventado dá 100% de liberdade para a sua criatividade. É o caso da marca Häagen-Dazs.

Patronímico

Nomes patronímicos são baseados em pessoas, muitas vezes dos próprios fundadores da marca. É o caso da Chanel, que tem seu nome baseado no sobrenome da fundadora Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel.

Toponímico

A categoria de naming toponímico faz referência direta ao lugar de origem da marca. Por exemplo, a Nokia tem esse nome porque que foi fundada na cidade finlandesa de mesmo nome.

Siglas

As siglas são uma espécie de abreviação do nome completo. A EA Games utiliza desse recurso, visto que seu nome é a abreviação de Eletronic Arts.

Em busca do naming perfeito

Naming o nome perfeito para o seu negócio 2 - Naming: descubra o nome perfeito para o seu negócio

Agora que você já sabe em quais critérios deve prestar atenção na hora de definir o nome da sua marca, é hora de deixar a criatividade fluir. Você pode começar escrevendo a história da sua marca, seja em texto corrido ou em forma de mapa mental. Pegue um papel e uma caneta e comece a escrever. Como surgiu a ideia de começar? Quando isso aconteceu? Como está sendo o processo de desenvolvimento? O que você vende? Como espera impactar o seu cliente?

Escrever a história da sua marca, mesmo de forma breve, é uma maneira de aquecer a sua imaginação. Talvez você chegue no nome ideal só de realizar essa etapa.

Depois de terminar o seu texto, é hora de ler e procurar as principais palavras-chave e conceitos escritos nele. Não precisa fazer sentido ainda, apenas procure por palavras que você acha que definem a sua empresa e o que ela tem de especial pra você e para os outros. Faça uma ligação entre essas palavras-chave e conceitos.

Agora que você fez essas ligações, é hora de criar possibilidades de nomes. Pense em todos os conceitos que você aprendeu ao longo desse post e deixe a criatividade fluir. Use sinônimos, crie palavras novas, pense em palavras de outros idiomas, combine mais de um idioma… São infinitas possibilidades.

Lembre-se de registrar a sua marca

Após realizar esse exercício, o ideal é que você tenha chegado e mais de uma escolha de nome. Escolha os seus favoritos e veja se estão disponíveis para uso. Verifique se já existem domínio e usuários nas redes sociais cadastrados com esses nomes. Se estiverem livres já é um sinal verde. 

Agora que você descobriu que o domínio e o usuário nas redes sociais estão livres, está na hora de entrar no site do INPI e consultar se este nome está disponível para registro. É essencial registrar a sua marca se você não quer ter problemas de roubo de marca no futuro. Afinal o dono da marca é quem registra, mesmo que você já esteja usando esse nome há anos. Lembre-se que, mesmo que domínio e usuário em redes sociais estejam disponíveis, se o nome que você quer já estiver registrado dentro do mesmo nicho que você pretende trabalhar você precisará escolher outro nome. Por isso é importante chegar em mais de um nome no resultado final.

+ Sugestão de leitura: Branding: a personalidade da sua marca

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *