O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

No finalzinho de junho o Instagram lançou o Reels, a nova função que veio para competir com o TikTok e substituir o antigo Cenas. O feed de todo mundo bombou com os vídeos curtos, o que deixou claro, mais uma vez, que o tio Mark não brinca em serviço.

Hoje vou contar pra vocês como o Instagram Reels funciona e como sua marca pode se beneficiar dele.

 

04 07 O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele - O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

Como usar o Instagram Reels

Para acessar o Instagram Reels você deve primeiramente abrir sua câmera dos stories e acessar a aba Reels.

O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele 1 - O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

Ao abrir a aba Reels você verá quatro botões na lateral esquerda: áudio, velocidade, efeitos e temporizador.

No botão áudio você pode pesquisar por qualquer música da biblioteca do Instagram caso não queira fazer a gravação com algum áudio próprio.

Assim como no TikTok, também existe a possibilidade de usar o áudio de outro vídeo, porém você deve buscar pelo vídeo original e apertar em “usar áudio” para iniciar a sua gravação.

O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele 2 - O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

No botão velocidade você escolhe em qual velocidade fará a gravação: normal, mais rápida ou mais lenta.

Já em efeitos você escolhe se quer usar algum efeito dos stories ou não.

Por último, no botão temporizador você configura a duração da gravação do Reels e posiciona seu celular para que você possa gravar sem as mãos, caso queira.

O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele 3 - O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

Depois de conhecer as funções iniciais é hora de começar a gravação. Para isso é só apertar e o mesmo botão que usamos normalmente nos stories. Acho válido mencionar que, diferente dos stories de vídeo, no Reels você não precisa manter o botão pressionado enquanto grava. Basta apertar uma vez para iniciar a gravação e outra para encerrar.

O Instagram Reels possui uma diferença dos stories comuns. Você pode parar e retornar a gravação quantas vezes quiser durante 15 segundos, da mesma maneira que o TikTok. Caso você queira fazer esse tipo de vídeo, verá que após o primeiro corte da gravação aparecerá mais um botão na barra lateral, o botão alinhar.

O botão alinhar basicamente clona o último frame do seu vídeo para que você possa reiniciar exatamente na mesma posição e retomar a gravação como se não houvesse cortes.

O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele 6 - O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

Após a gravação do seu Reels, você terá duas opções de compartilhamento: uma nos stories e outra na aba explorar + feed, conforme imagem abaixo:

O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele 4 - O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

Caso seu perfil seja trancado a opção de compartilhar na aba explorar não estará disponível.

Você também pode gravar seu Reels fora do Instagram e fazer upload dele através da aba Reelsna câmera do stories.

Você sabia que o Instagram tem se tornado uma fonte de vendas cada vez mais poderosa? Explore melhor esse canal através do ebook Como vender no Instagram

Não estou encontrando os Reels no meu feed, e agora?

Quando você posta seus Reels eles não aparecem no seu feed inicial junto com suas fotos e vídeos, mas sim em uma aba separada, assim como acontece com o IGTV.

O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele 5 - O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

Por que usar o Instagram Reels

Assim como toda nova funcionalidade, o Instagram priorizará muito o alcance dos Reels, e isso pode trazer mais visibilidade para a sua marca. Então se você busca mais visibilidade, aproveite esse momento para alcançá-la.

Outro ponto positivo é que o Instagram Reels pode trazer mais conexão com o seu público. Que tal mostrar um pouco do seu dia a dia de trabalho através dessa nova funcionalidade? Além de aumentar a conexão com o público, esse tipo de conteúdo humaniza a sua marca.

Assine nossa newsletter e receba todas os novidades do nosso blog em primeira mão! É de graça! CLIQUE AQUI PARA ASSINAR.

O que postar

Como o Instagram Reels tem um formato mais dinâmico você pode aproveitar para postar para mostrar diferentes ângulos da sua marca, como:

  • Bastidores e rotina
  • Processo de criação e produção
  • Tutoriais
  • Responder dúvidas do seu público
  • Curiosidades sobre a sua marca
  • Conte a história da sua marca
  • Crie desafios
  • Celebre pequenas conquistas

Eu já criei o meu primeiro Reels e aproveitei para mostrar um pouco do meu processo de criação de conteúdo:

Aproveita e segue meu perfil no Instagram, lá eu posto conteúdo novo para te ajudar com a sua marca todos os dias!

 

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

1 Comentário

  1. Pingback: Como vender pelo Instagram: o guia completo passo a passo -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *