Funil de Vendas: o que é e qual a importância dele para o seu negócio

Um funil de vendas é uma estratégia que te ajuda a segmentar e conhecer melhor o público do seu negócio, e pode ser aplicado de diversas formas, sendo que a mais comum é através da produção de conteúdo.

08 07 funil de vendas pin - Funil de Vendas: o que é e qual a importância dele para o seu negócio

Para você entender um pouco sobre como a produção de conteúdo ajuda muito na venda de um produto, seguem alguns dados coletados pela Hubspot na The Ultimate List of Marketing Statistics for 2020:

  • 84% das pessoas dizem que foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca.
  • A partir de 2019, uma pesquisa com blogueiros constatou que 32% dos participantes sempre verificavam as análises de suas postagens no blog. 
  • 73% das pessoas admitem vasculhar as postagens do blog, enquanto 27% as consomem completamente. 
  • As empresas gastam 46% de seu orçamento na criação de conteúdo. 

E como saber qual é o melhor conteúdo correto para cada etapa do funil de vendas?

O funil de vendas é comumente dividido em 3 etapas: topo, meio e fundo do funil. Para saber qual conteúdo produzir e em qual momento do funil seu possível cliente se encontra, é muito importante conhecer a jornada do consumidor.

Além disso, você precisa ter em mente que nem todo cliente passará pelo funil inteiro. Alguns clientes podem sair ainda no topo do funil e outros podem surgir já no meio ou no fundo do funil.

+ Sugestão de leitura: Por que entender a jornada do consumidor te ajudará a fazer vendas mais consistentes

Para entender o funil de vendas, pense exatamente na imagem de um funil: no topo está todo mundo que acessa seu canal de vendas. Conforme ocorre seu processo de vendas, o funil fica mais estreito, e a quantidade de pessoas dentro diminui.

funil de vendas 1 - Funil de Vendas: o que é e qual a importância dele para o seu negócio

Você pode produzir conteúdo para o seu funil em vários formatos: posts de blog, newsletter, podcasts, ebooks, webinars, posts em redes sociais, anúncios pagos, etc. Vai de você definir quais se encaixam melhor na sua estratégia. Porém, lembre-se que tanto em seu site quanto em suas redes sociais existirão pessoas em todos os níveis do funil, por isso não adianta focar apenas em um tipo de conteúdo, o ideal é mesclar.

Topo de funil

topo de funil - Funil de Vendas: o que é e qual a importância dele para o seu negócio

Geralmente é onde ocorre o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Ele pode ou não conhecê-la, mas ainda não consumiu nenhum produto seu. 

Essa ainda não é a hora de vender o seu produto, mas sim de apresentar ao cliente uma dor que ele tenha (a dor pode ser o fato de ele não ter aquela jaqueta jeans incrível da sua loja).

No conteúdo de topo de funil você precisa focar em mostrar a dor e solucionar o problema do cliente, e não em vender. Nesse momento ele ainda é um cliente frio (que ainda não tem a intenção de comprar), e tentar empurrar o seu produto logo de cara pode assustá-lo.

Você pode produzir conteúdos no seu blog, redes sociais, criar um ebook, um vídeo, newsletter, etc. Alguns formatos de conteúdo muito comuns nessa etapa são os “guias completos de alguma coisa”, “10 dicas para tal coisa”, etc. Caso você trabalhe com um e-commerce de moda, por exemplo, pode montar um conteúdo como “animal print: o guia completo”. Se possível, tente capturar o contato do futuro cliente de alguma forma.

Algo importante a ser mencionado é que o topo de funil não necessariamente tem a ver com a complexidade do conteúdo, mas sim com o processo de compra.

Meio de funil

meio de funil - Funil de Vendas: o que é e qual a importância dele para o seu negócio

Aqui o seu futuro cliente já sabe que possui um problema, e está considerando a decisão de compra. 

Nessa etapa, você precisa criar conteúdos mais focados na resolução do problema, mostrando que o seu produto é a melhor solução. É importante que aqui você já tenha capturado o contato dele de alguma forma.

No meio do funil todos os conteúdos devem ser focados em solucionar o problema, e também podem ser entregues em formato de ebooks, posts de blog, podcasts, landing pages, etc. Foque em quebrar todas as objeções que ele tiver ao considerar o seu produto e, caso ainda não tenha feito, capture o contato do futuro cliente.

No meio de funil é muito comum serem criados conteúdos comparativos, ou então vantagens e desvantagens de usar tal coisa.

Fundo de funil

fundo de funil - Funil de Vendas: o que é e qual a importância dele para o seu negócio

Agora é o momento de decisão. Se o seu cliente chegou até aqui significa que existem grandes chances dele fechar a compra com você. O foco nessa etapa é a conversão da venda.

Você pode acelerar esse processo dando um empurrãozinho. Que tal oferecer um cupom de desconto? Trabalhe também o gatilho da urgência, mostrando que aquele é o melhor momento para comprar, e que se não o fizer agora, perderá o desconto.

Porém, não seja muito invasivo, apesar do cliente estar bastante tentado a realizar a compra com a sua empresa, você precisa agir com bastante cuidado, deixe que o cliente pense que a decisão de compra partiu 100% dele, caso contrário ele pode se afastar e desistir da compra.

Além do funil de vendas

Então o cliente entrou no funil, consumiu seu conteúdo, se interessou pelo seu produto e fechou a compra com você. Tudo lindo, tudo certo e fim do processo, certo? ERRADO.

Muitas empresas acham que após a concretização da venda não precisam se preocupar mais com o cliente e isso é um erro muito grave. O pós-venda deve ser cultivado tanto quanto a pré-venda!

Fidelize seu cliente. Envie um produto incrível que o deixe tão encantado a ponto de promover a sua marca, peça feedbacks e continue investindo no relacionamento com ele. Tudo isso ajuda demais o crescimento da sua empresa. Além disso, um cliente satisfeito pode trazer outros novos clientes para você, não é incrível?

E mais, atrair clientes novos é maravilhoso, e você tem que fazer isso, mas você sabia que manter um cliente antigo é 7 vezes mais barato do que trazer um novo?

É normal ficar perdida em como colocar o funil de vendas em prática, é por isso que a Anne preparou uma aula inteirinha de funil de vendas e outra sobre funil de conteúdo no curso dela. Para abrir uma loja virtual existem alguns detalhes que às vezes nem imaginamos, portanto o ideal é investir em algum tipo de treinamento. O curso Virei Minha Chefe, além de ser um treinamento completíssimo sobre como abrir uma loja virtual em qualquer nicho, vem com alguns bônus exclusivos, como lista de fornecedores, um módulo completo sobre tráfego pago e um guia sobre como importar produtos da China. Tudo isso por um preço baixíssimo. Confira tudo o que vem nesse treinamento mega completo clicando aqui.

 

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

2 Comentários

  1. Pingback: Por que entender a jornada do consumidor te ajudará a fazer vendas mais consistentes -

  2. Pingback: Branding: a personalidade da sua marca -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *