Como vender pelo Instagram: o guia completo passo a passo

Muito mais do que uma simples rede social, o Instagram hoje pode ser considerado uma poderosa ferramenta de vendas. Isso porque atualmente ele possui mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, sendo considerado a sexta maior rede social do mundo e a quarta maior no Brasil. Neste post vou explicar melhor como vender pelo Instagram.

 

Por ser uma rede que está em constante crescimento e atualização, muitas empresas já usam o Instagram como parte de sua estratégia de vendas. Além disso, metade de seus usuários segue ao menos um negócio.

 

12 07 como vender pelo instagram o guia completo passo a passo - Como vender pelo Instagram: o guia completo passo a passo

 

Como criar um perfil no Instagram

Muito além de criar uma conta e sair postando fotos a rodo do seu produto, existem alguns cuidados que você deve ter com a sua conta no Instagram, a começar pelo tipo de perfil. É essencial que seu perfil de vendas seja comercial.

 

Para transformar o perfil da sua marca em comercial, primeiro você precisa vinculá-lo a uma página no Facebook (mesmo que você não tenha planos de usá-la). Isso porque o Facebook é dono do Intagram e para fazer diversas atividades ligadas à sua página comercial você precisará se cadastrar lá.

 

Além disso, com a criação de uma conta comercial você terá acesso à métricas que uma conta pessoal não permite que você veja, como público-alvo, alcance da conta, horários que seus seguidores mais acessam o Instagram, etc.

 

Após a criação da conta comercial, é hora de focar em alguns detalhes que fazem muita diferença na hora de atrair clientes para o seu perfil.

 

Bio

A bio nada mais é do que uma breve descrição do seu perfil. Nela você conta, em até 150 caracteres, o que você está oferecendo para o cliente. O que a pessoa que acessar sua página vai encontrar la? É uma loja de roupas? Uma confeitaria? Um perfil de dicas? Tudo isso precisa estar descrito na sua bio.

 

Existem alguns pontos essenciais que você precisa expor na bio do seu Instagram, são eles:

 

  • Nome da sua loja
  • Localização (mesmo sendo uma loja online é muito interessante colocar a localização no perfil da sua loja)
  • Que tipo de produto ou serviço você oferece
  • Informações sobre o atendimento
  • Como a pessoa pode comprar com você

 

Embaixo da sua bio você pode colocar um link, que pode ser do seu WhatsApp, por exemplo. Caso você queira adicionar mais de um link naquele espaço, pode criar uma conta em sites como o Linktree. Lá você pode adicionar vários links diferentes e depois copiar o link gerado com todos eles e colar no seu perfil do Instagram. Além disso, reserve a última linha da sua bio para colocar uma chamada para ação que instigue seu público a clicar no link.

 

Foto de perfil

A foto de perfil deve ser de algum elemento que represente a sua marca. O ideal é que seja de alguma arte montada especialmente para ela, como o logo por exemplo. Não use fotos suas, a não ser que a principal representação da sua marca seja você.

 

Como vender pelo Instagram

Agora que você já montou o seu perfil no Instagram, e já o transformou em uma conta comercial, está na hora de começar a vender. Para te ajudar, montei um guia completo com as principais dicas para você arrasar nas suas vendas.

 

Dica 1: capriche nas fotos

Como vender pelo Instagram o guia completo passo a passo 3 - Como vender pelo Instagram: o guia completo passo a passo

 

O Instagram é uma rede social totalmente visual, portanto é essencial que você capriche nas fotos dos seus produtos antes de postar. A fotografia será a primeira impressão que o cliente terá do seu produto, por isso ela precisa ser bem produzida e possuir boa qualidade.

 

Alguns aspectos que você deve prestar atenção na hora de produzir suas fotos:

 

  • Iluminação: sempre que possível utilize a luz natural. Se não for possível, certifique-se de que o ambiente em que você fará as fotos esteja bem iluminado. Você pode utilizar abajures, ring light, ou até mesmo criar uma softbox caseira para te ajudar nesse serviço.
  • Composição: faça uma composição bonita para a sua foto, monte um pequeno cenário, organize as coisas em volta. Nada de postar uma foto do seu produto com a bagunça do seu quarto aparecendo no fundo, hein?
  • Ângulo e enquadramento: preste atenção em tudo o que irá sair na sua foto, explore os melhores ângulos do seu produto, tire fotos dele inteiro,dos detalhes… Abuse da criatividade.
  • Cuidado com os filtros: um filtro bem aplicado pode valorizar muito a sua foto, porém tome cuidado com o uso deles. Certifique-se de que o uso dos filtros não fará grandes alterações nas cores originais do seu produto. Imagina só como vai ser chato para o cliente comprar aquela blusinha vermelha linda da sua loja, mas quando ele receber perceber que a cor real é laranja, totalmente diferente da foto que estava no seu Instagram.

 

Dica 2: atenção à legenda

A legenda deve complementar a foto do seu produto. Aproveite o espaço para descrever melhor o que está na foto. Do que o seu produto é feito? Por quanto você está vendendo ele? Escreva todos os detalhes do seu produto: cores, material, preço…

 

Dica 3: utilize hashtags

Atualmente o Instagram permite o uso de até 30 hashtags por foto, porém não precisa usar tudo isso né? Utilize entre 5 e 15 no máximo. Você pode colocá-las no final da sua legenda ou primeiro comentário das suas fotos, fica a seu critério. A escolha do local que você irá inserir as hashtags não altera o alcance da publicação.

 

Para que a sua foto traga um público mais qualificado, utilize hashtag pertinentes ao nicho da sua loja. Nada de utilizar a #treinoemcasa se a sua loja vende roupas, por exemplo.

 

Além disso, mescle as hashtags mais abrangentes com as mais específicas. Se o produto que você está expondo é um vestido vermelho, por exemplo, utilize a #modafeminina (mais abrangente) e #vestidovermelho (mais específica) também. Preste atenção em algumas regras para a utilização das hashtags:

 

  • Caracteres especiais (!, ?, &, 🙂 e espaços não são aceitos
  • Não há diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas
  • Acentos nas palavras são aceitos, porém hashtags com e sem acento são diferentes
  • Esse tópico em específico não é uma regra, mas sim uma dica: ao postar o produto utilize uma hashtag com a sentença junta em vez de duas hashtags separadas. Utilizando novamente o vestido vermelho como exemplo, utilize a #vestidovermelho de uma única vez ao invés das #vestido e #vermelho separadas.

 

Dica 4: use geolocalização nas suas fotos

Como vender pelo Instagram o guia completo passo a passo 4 - Como vender pelo Instagram: o guia completo passo a passo

 

Essa dica não é algo extremamente essencial para o seu perfil, porém ajuda bastante a alcançar as pessoas da sua região. Se você é o tipo de pessoa que trabalha com entrega presencial, use esse recurso para que seus possíveis clientes saibam em quais áreas você atende.

 

Agora, se sua loja for 100% online e vender para o Brasil todo, esse recurso pode ajudar as pessoas da sua região a terem uma noção de quanto tempo o produto pode demorar pra chegar, afinal uma entrega para a mesma região costuma ser mais rápida do que para regiões mais distantes.

 

Dica 5: Busque pelo seu público no Instagram

Não tem jeito, nos primeiros dias (talvez até meses) você vai precisar correr atrás do seu público. Você pode alcançá-lo de algumas formas: abrindo as hashtags do seu nicho e curtindo as publicações, procurando perfis parecidos com o seu e seguindo os seguidores desses perfis, divulgando sua marca no seu Instagram pessoal, interagindo com outros perfis…

 

Dica 6: use os stories

Os stories são aquelas bolinhas que aparecem lá no topo do seu feed. Diferente dos posts do feed, eles ficam disponíveis apenas por 24 horas (a não ser que você crie um destaque).

 

Aproveite os stories e faça posts diferentes para mostrar sua marca. Mostre mais detalhes dos seus produtos, responda dúvidas dos seus seguidores, mostre os bastidores da marca, solte um cupom de desconto relâmpago… Enfim, solte a criatividade.

 

Recentemente o Instagram lançou o Reels, uma repaginação do antigo recurso Cenas, que antes era limitado aos stories e agora se estendeu ao feed também. Aproveita o hype dessa nova função porque o Instagram tá priorizando muito o alcance dessas publicações!

 

+ Sugestão de leitura: O que é o Instagram Reels e como sua marca pode se beneficiar dele

 

Dica 7: use os destaques

Os destaques são os stories que você escolheu manter por mais de 24 horas no seu perfil. Eles ficam logo acima do seu feed quando alguém acessa sua conta. Você pode criar mais de um grupo de destaques.

 

Aproveite para colocar informações importantes do seu negócio, como esquema de atendimento, formas de pagamento e entrega, principais dúvidas, etc.

 

Dica 8: habilite o Instagram Shopping no seu perfil

Sabe quando você abre o perfil de uma loja no Instagram e vê uma tag com o preço do produto na própria foto? Você vê isso porque aquela loja habilitou esse recurso.

 

O Instagram Shopping é uma função criada para facilitar as vendas pela rede social, embora a finalização ainda não esteja disponível. Ao habilitar essa função você consegue adicionar tags de preço nos produtos do seu feed. É possível marcar até 5 produtos por foto.

 

O checkout das compras ainda não está disponível na plataforma, sendo assim você deverá realizá-lo de outra forma, seja enviando link de pagamento, boleto bancário, dados da conta ou o site da sua loja – caso tenha – via direct ou WhatsApp.

 

Dica 9: invista em anúncios

Infelizmente o crescimento orgânico no Instagram tem se tornado cada vez mais difícil, por isso se você quiser alcançar cada vez mais público, invista em anúncios.

 

No próprio Instagram tem a ferramenta “promover”, mas a minha recomendação é que você use o gerenciador de anúncios do Facebook para promover suas publicações. O gerenciador de anúncios é uma ferramenta muito mais completa que te permite segmentar o público e configurar o anúncio de forma muito mais precisa do que se você utilizar o aplicativo do Instagram para realizar os anúncios.

 

Dica 10: não crie apenas conteúdos voltados para venda

Convenhamos que é muito chato entrar em um perfil que só tenha publicações de vendas, não é mesmo? Por mais que seu maior objetivo seja vender, crie outros conteúdos relevantes que façam seu público engajar. Você pode dar dicas de como combinar aquela bota cor de rosa lindíssima que vende na sua loja, por exemplo. É uma maneira de mostrar o seu produto e ensinar ao seu cliente como ele pode utilizá-lo no dia a dia.

 

+ Sugestão de leitura: Funil de Vendas: o que é e qual a importância dele para o seu negócio

 

Ter consistência é a chave

Como vender pelo Instagram o guia completo passo a passo 1 - Como vender pelo Instagram: o guia completo passo a passo

 

Começar um negócio do zero não é fácil. Talvez você faça vendas logo na primeira semana, ou talvez demore meses para começar a vender. Porém, uma coisa é fato: uma casa é construída de tijolo em tijolo. 

 

O que eu quero dizer com isso? Você precisa se manter firme no seu objetivo. Tenha consistência nos seus conteúdos, faça um post novo todo dia, apareça nos stories para que seu perfil sempre seja visto.

 

Você sabia que a Netshoes demorou dois meses para vender o primeiro par de sapatos? Imagina só tudo o que eles poderiam ter deixado de conquistar se tivessem desistido logo no primeiro mês.

 

Felizmente temos conteúdos incríveis à nossa disposição na internet 24 horas por dia, muitos deles gratuitos. Porém, apesar de termos uma infinidade de conteúdo gratuito, às vezes precisamos de algo a mais.

 

E foi pensando nisso que o pessoal do Ecommerce na Prática preparou um guia passo a passo para te ajudar a vender no Instagram. Neste guia você encontrará diversas técnicas e estratégias já testadas e validadas por eles, além de diversos cases de sucesso que abrirão sua mente para começar a vender pelo Instagram. Tudo isso você pode adquirir investindo menos de 5 reais por dia!

 

Quer saber mais? Clique no botão abaixo para o conhecer o guia Como Vender pelo Instagram.

 

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

4 Comentários

  1. Pingback: Você conhece o público-alvo do seu negócio? -

  2. Pingback: O seu alcance no Instagram está muito baixo? Você pode ter levado shadowban -

  3. Pingback: Aprenda a gerar links de pagamento e profissionalize seu negócio no Instagram -

  4. Pingback: Como criar uma política de trocas e devoluções para o seu e-commerce -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *