Como habilitar a “Sacolinha do Instagram”

Um dos principais desejos (e até mesmo necessidades) para quem está começando a vender online é a famosa “sacolinha do Instagram”. Cada vez mais as redes sociais se tornam ferramentas essenciais para quem quer vender online, seja como principal canal de venda ou apenas vitrine.

Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que existe uma pequena quantidade de requisitos que seu perfil deve preencher para que o Instagram libere a sacolinha. É sobre esses requisitos que iremos falar hoje.

30 09 Como habilitar a Sacolinha do Instagram - Como habilitar a "Sacolinha do Instagram"

Principais requisitos para ativar a sacolinha do Instagram

Antes de qualquer coisa é essencial que você tenha uma conta comercial ou de criador de conteúdo (a possibilidade de adicionar a função compras nas contas de criadores de conteúdo foi liberada recentemente pela rede social) para pensar em ativar a sacolinha do Instagram. Em seguida certifique-se de conectar uma página do Facebook ao seu perfil, pois a maior parte do processo da criação do catálogo é feito por lá.

Atenção aos termos e políticas do Facebook e do Instagram

Para iniciar o processo de ativação da sacolinha do Instagram, sua página deve cumprir os Termos de Serviço, Termos Comerciais e Padrões de Comunidade do Facebook. Já seu perfil do Instagram deve cumprir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade do Instagram.

Apenas produtos físicos são permitidos

30 09 Como habilitar a Sacolinha do Instagram 2 - Como habilitar a "Sacolinha do Instagram"

É essencial que seu produto para venda seja físico, pois no momento o Instagram não permite habilitar a função compras para produtos digitais ou serviços. Entretanto, mesmo para a venda de produtos físicos existem restrições. Confira abaixo quais produtos não cumprem os requisitos para a função compras no Instagram:

  • Produtos de uso adulto, tais como itens de sexshop;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Animais e partes de animais;
  • Partes ou fluídos corporais;
  • Dispositivos eletrônicos que incentivem transmissões de conteúdo de maneira ilegal;
  • Documentos e moedas de qualquer tipo;
  • Materiais de produtos perigosos (inseticidas, amianto, substâncias corrosivas, produtos inflamáveis, etc);
  • Suplementos no geral (anabolizantes, vitaminas, proteínas em pó, barras de proteína, etc);
  • Produtos roubados;
  • Réplicas e falsificações,
  • Produtos de tabaco;
  • Medicamentos, drogas e demais acessórios relacionados;
  • Armas, munições e explosivos.

Para saber mais sobre produtos proibidos e restritos, clique aqui.

Você precisa ter um site

Tanto o Facebook quanto o Instagram não possuem ferramentas para finalização da compra na plataforma, portanto você precisa direcionar o cliente a um link externo para que ele possa concluir a compra. O ideal é que você tenha um site próprio, conforme solicitado pelo Facebook no trecho abaixo: 

“Se você estiver direcionando compradores das plataformas de venda do Facebook para um site em qualquer mercado compatível, deverá fornecer ao Facebook o domínio único não abreviado por meio do qual você vende. Sua Página do Facebook ou sua conta profissional do Instagram deve representar a loja ou o site associado ao domínio fornecido. Para confirmar que você é o proprietário do seu domínio, podemos solicitar que conclua nosso processo de verificação de domínio.”

O Instagram tem se mostrado cada vez mais rígido nesse quesito, inclusive tem bloqueado algumas contas que tentam burlar esse sistema, portanto cuidado.

+ Sugestão de leitura: 6 plataformas de ecommerce para quem deseja abrir uma loja virtual

Você deve estar localizado em um mercado compatível

A sacolinha do Instagram ainda não está liberada em todos os países, porém podemos trabalhar com ela tranquilamente aqui no Brasil. Para conferir a lista de países compatíveis, clique aqui.

Você precisa demonstrar confiabilidade e ter uma presença estabelecida

30 09 Como habilitar a Sacolinha do Instagram - Como habilitar a "Sacolinha do Instagram"

Quem me segue no Instagram provavelmente me viu comentar nos stories sobre essa questão, que inclusive foi o motivo pelo qual eles não liberaram o recurso para o perfil da minha loja ainda. O Facebook alega o seguinte:

“Sua conta ou Página do Facebook ou sua conta profissional do Instagram deve ter demonstrado confiabilidade, incluindo por meio de uma presença autêntica e estabelecida. Isso também pode incluir a manutenção de uma base suficiente de seguidores.”

Em relação à presença estabelecida, seu perfil deve estar ativo por no mínimo 30 dias e ter pelo menos 9 fotos postadas no feed. Quanto à base suficiente de seguidores, não encontrei nada concreto em termos de número, então não deve ser o fator mais determinante para a análise.

Como colocar a sacolinha no Instagram

Após certificar-se de que você cumpre todos os requisitos acima, é hora de ativar a sacolinha. 

Antes de fazer a solicitação do recurso no Instagram é necessário ativá-lo no Facebook. Para isso você precisa criar uma conta no Gerenciador de Anúncios e também no Gerenciador de Catálogos do Facebook, pois é por lá que você irá subir os produtos no seu catálogo.

Após a criação da conta no Gerenciador de Catálogos, você poderá optar por subir o catálogo todo de uma vez ou manualmente. A maioria das plataformas de e-commerce possuem integração com o Facebook, o que permite que você importe o catálogo completo do seu site para o gerenciador.

Para criar um catálogo você precisa seguir os seguintes passos:

  • Clique em “Criar catálogo”;
  • Escolha a opção que melhor se encaixa com o seu negócio. Aqui vamos escolher “Comércio eletrônico”;

30 09 catalogo 1 - Como habilitar a "Sacolinha do Instagram"

  • Caso você prefira subir os produtos manualmente, clique em “Carregar informações de produto”. Caso sua plataforma faça integração automática com o gerenciador, clique em “Conectar plataforma de comércio eletrônico” e em seguida clique em “Criar”. Pronto, seu catálogo foi criado!

Para solicitar a função no Instagram, faça os seguintes passos:

  • Vá em configurações;
  • Clique em “Empresa”;
  • Clique em “Configurar Compras no Instagram”;
  • Clique em “Começar”.

Depois disso basta esperar a análise do Instagram, que pode demorar até 7 dias úteis.

Integração simplificada com a Bagy

Caso você ainda não tenha site, pode criar um diretamente com a Bagy. Além de ter total controle da sua loja pelo celular, você pode criar o seu site em apenas 15 minutos.

A Bagy oferece inúmeras vantagens para todos que criam um site com eles, uma delas é justamente a integração simplificada com o recurso de compras no Instagram. Você pode solicitar gratuitamente a configuração da sacolinha no seu perfil, que eles farão a configuração para você!

Claro que as leitoras do blog possuem uma vantagem extra: você pode testar qualquer plano da Bagy gratuitamente por 30 dias, basta clicar aqui.

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *