Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual

05 08 Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual - Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual

Um dos maiores dilemas que todo mundo passa quando começa um negócio online é justamente esse: “Como encontrar fornecedores?”. Lembro que essa foi uma das primeiras perguntas que me fiz logo quando comecei a idealizar a minha loja.

Hoje vou dar algumas dicas de como fazer essa busca.

Procure no Google

Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual 1 - Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual

Essa dica parece super óbvia, porém é mais difícil do que parece. Isso porque muita gente se limita a buscar nas duas primeiras páginas do Google apenas.

Quando eu falo para procurar no Google, é para procurar mesmo: vire o Google de pernas pro ar. Vá até a página 10 se for necessário, mas não se limite apenas às duas primeiras páginas.

Lembre-se que muitos fornecedores não estão ligados em estratégias de marketing digital, portanto o site não deve ter um bom SEO aplicado, o que faz com que eles não apareçam nos primeiros resultados.

Outra sugestão: varie as palavras-chave na hora da busca. Não limite-se a buscar apenas por “sapatos no atacado”, por exemplo. Utilize também outros termos, como “fornecedor”, “fabricante”, “distribuidor”, etc.

Utilize as redes sociais a seu favor

Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual 2 - Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual

Uma coisa que eu fiz (e faço) muito na minha busca por fornecedores foi utilizar as redes sociais a meu favor. Entre em grupos de outros vendedores do mesmo nicho que você pretende atuar, procure por perfis no Instagram, etc.

+ Sugestão de leitura: Como vender pelo Instagram: o guia completo passo a passo

Com o início da pandemia muitos fornecedores criaram perfis nas redes sociais para divulgarem seus serviços, então essa é uma excelente forma de buscar por eles no início.

Além de procurar por fornecedores, as redes sociais são ótimas para você fazer pesquisa de público-alvo.

+ Sugestão de leitura: Você conhece o público-alvo do seu negócio?

Frequente feiras do seu setor

Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual 3 - Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual

Muito provavelmente o seu nicho de atuação possui alguma feira anual, daquelas com estandes em algum grande salão. Essas feiras são ótimas para encontrar novos fornecedores, uma vez que eles se organizam nesses eventos justamente para atrair novos compradores.

Além de ser uma ótima forma de encontrar fornecedores, as feiras também são boas para você conhecer outros empreendedores do seu nicho, e consequentemente fazer networking.

Procure por polos do seu setor

Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual 4 - Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual

Quem vende roupas certamente já ouvi falar muito dos bairros do Brás e Bom Retiro aqui em São Paulo, certo? Isso porque eles são polos do setor de vestuário. Assim como o mercado de moda, outros mercados também possuem polos específicos para encontrar fornecedores. Vou listar alguns abaixo:

  • Calçados: Franca (SP), Birigui (SP), Cariri (CE), Jaú (SP), Juazeiro do Norte (CE), Nova Serrana (MG), Novo Hamburgo (RS), Sapucaia do Sul (RS), São Leopoldo (RS) e Santa Rita (RS)
  • Vestuário: Barro Preto em Belo Horizonte (MG), Divinópolis (MG), Monte Sião (MG), Jacutinga (MG), Juruaia (MG), São João Nepomuceno (MG), Ervália (MG), Muriaé (MG), bairro do Brás em São Paulo (SP), bairro do Bom Retiro em São Paulo (SP), Valença (RJ), Barra Mansa (RJ), Barra do Piraí (RJ), Nova Friburgo (RJ), Itaperuna (RJ), Niteroi (RJ), Cabo Frio (RJ), São Gonçalo (RJ), Campos (RJ), Petrópolis (RJ), Teresópolis (RJ), Maringá (PR), Cianorte (PR), Goiânia (GO), Jaraguá (GO), Pontalina (GO) e Taquaral de Goiás (GO)
  • Semijoias: Limeira (SP)

Esses foram alguns dos grandes polos que encontrei. Sei que nem sempre podemos ir até eles, mas quando seu negócio crescer, considere a ideia de fazer uma viagem até algum desses lugares. Além de te ajudar a conhecer novos fornecedores, também fará com que você diferencie seus produtos de outros vendedores da sua cidade.

Outra sugestão é verificar com esses fornecedores se existe a possibilidade de enviarem os produtos via correios. Hoje em dia muito já trabalham com essa opção.

Use a engenharia reversa

Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual 5 - Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual

Essa é uma prática que eu nunca fiz, mas vi que muita gente faz. Não é algo que eu recomendo, porém se você achar viável, não faça de forma recorrente, mesmo porque sua intenção é se diferenciar de seus concorrentes, certo?

Porém, caso seu concorrente venda algum produto que você gostaria muito de vender também, você pode comprá-lo e procurar pelos dados do fornecedor na etiqueta ou embalagem do produto. Geralmente eles colocam pelo menos o CNPJ, e isso já é o suficiente para você procurar no Google e encontrar a localização do fornecedor.

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *