8 formas de empreender com pouco dinheiro

É possível empreender com pouco dinheiro? Muitas vezes nos vemos na vontade ou necessidade de ter o próprio negócio, porém a falta de dinheiro nos impede de começar, afinal não é todo mundo que dispõe de 5, 10, 15 mil reais para iniciar um pequeno empreendimento.

A resposta é: sim, é possível começar com pouco, e até mesmo com nenhum dinheiro. Mas lembre-se, em algum momento você vai precisar investir e reinvestir no seu negócio, seja ele qual for. Nenhum negócio se mantém a longo prazo sem investimento e planejamento, por isso separei algumas dicas para você por em prática antes de começar a empreender.

01 07 como empreender com pouco dinheiro - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

Encontre algo que te dê prazer

Pode parecer clichê, mas um dos principais ingredientes necessários para dar certo em um negócio é a paixão pelo que faz. 

Em algum momento da vida você já deve ter se deparado com algum emprego que não gostava, apenas levantava e ia trabalhar por obrigação. Então por que abrir um negócio que não te traz paixão?

Claro que que é importante ganhar dinheiro, mas quando temos paixão, consistência e conhecimento naquilo que estamos oferecendo, as chances de crescimento são muito maiores.

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de começar a empreender, pesquise bem o mercado do seu produto. Qual é a demanda por ele? Por quanto ele costuma ser ofertado? Quem são meus concorrentes?

Uma boa pesquisa de mercado é essencial para que possamos minimizar ao máximo o risco de perdas e prejuízos, além de nos ajudar a compreender melhor o nosso nicho e os desejos dos clientes.

A concorrência sempre existirá, porém no mercado tem espaço para todo mundo. Não espere que seja tudo fácil desde o começo, por isso é importante pesquisar muito e conhecer os pontos altos e fracos da sua concorrência.

Defina o seu público alvo

Agora que você já pesquisou bem sobre o seu nicho de mercado e a sua concorrência, é hora de saber para quem vender. Para definir o seu público-alvo existem algumas perguntas que você precisa fazer antes de começar o seu negócio, tais como:

  • Para quem eu vou vender?
  • Qual a idade média desse público?
  • Onde meu público está?

Com essas respostas você poderá definir melhor suas estratégias de vendas.

Defina a sua estratégia de divulgação

Após estudar o mercado e definir o público é hora de escolher a melhor forma de divulgar o seu produto. Será pelas redes sociais? Site próprio? WhatsApp?

Já vimos que as redes sociais são uma excelente forma de começar. Caso o seu público seja mais jovem, o Instagram é uma excelente fonte de venda, agora para um público mais velho talvez seja necessário investir um pouco mais em relacionamento, para isso você pode usar ferramentas como e-mail ou WhatsApp.

Explore HOJE o canal de vendas mais lucrativo da década, conheça o Ebook Como Vender no Instagram, do Ecommerce na Prática

Sempre que for enviar uma mensagem ao seu público fale de maneira personalizada, isso mostra para o seu cliente que você e sua empresa se importam com ele.

Cuide das finanças do seu negócio

Independente de quanto dinheiro você investirá no começo, não se esqueça de cuidar das finanças do seu negócio. Faça um controle financeiro de quanto entra e quanto sai para que você não gaste mais do que pode.

Considere todos os gastos necessários para o seu negócio, como aluguel, insumos, despesas com funcionários (caso haja), marketing, treinamentos e tudo que você julgar necessário contabilizar.

Como empreender com pouco dinheiro

Agora que você já tem uma noção de como começar o seu negócio, conheça abaixo 8 formas de começar a empreender com pouco ou nenhum dinheiro.

Lembre-se que tudo que estou indicando pode te trazer um bom retorno financeiro dependendo da sua dedicação, alguns desses trabalhos podem trazer de forma mais rápida e outros não. Nada disso é dinheiro fácil, mesmo porque dinheiro fácil não existe. 

Acho importante alertar as pessoas para esse tipo de afirmação, pois infelizmente vejo muita gente por aí fazendo esse tipo de promessa em cima de alguns modelos de negócio.

Venda doces

8 formas de empreender com pouco dinheiro 2 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

Comida no geral é um tipo de produto que sempre tem demanda, e doces costumam ter uma alta aceitação do público. Além disso, são produtos que possuem um giro rápido, ou seja, a dificuldade para vendê-los é baixa.

A variedade de doces é muito grande: você pode vender trufas, brigadeiros, bolos de festa, bolos no pote, entre outros. E o melhor de tudo é que o custo para iniciar não é muito alto, você pode começar com menos de R$ 100,00.

Transforme a venda de brigadeiros em um negócio realmente lucrativo. Clique aqui e tenha acesso a mais de 40 receitas de brigadeiro gourmet, além de videoaulas e bônus exclusivos.

A venda de doces pode ser feita tranquilamente pela internet, seja através de anúncios em grupos do Facebook ou pelas suas próprias redes sociais.

Outra vantagem é que esse produto pode ser vendido sob encomenda, então você só investe quando tiver alguma venda fechada, porém lembre-se de pedir um “sinal” para seus clientes antes de começar a produção. Isso evita prejuízos em grande parte das vezes.

Para ter sucesso na venda de doces invista sempre em ingredientes de qualidade, pois se o seu produto for ruim, as chances do cliente comprar novamente serão baixíssimas.

Faça marmitas fitness

8 formas de empreender com pouco dinheiro 3 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em se alimentar de forma saudável e cuidar do próprio corpo. Além disso, com a correria do dia a dia, muita gente não tem tempo de preparar a própria comida, o que faz com que a demanda por comida pronta aumente. Por isso, a venda de marmitas fitness é uma excelente oportunidade de negócio.

Você pode escolher entre vender marmitas feitas na hora ou congeladas, e, assim como os doces, pode vender os produtos sob encomenda.

A divulgação das suas marmitas fitness pode ser feita pelas redes sociais, através de grupos voltados para o nicho ou então em seu próprio perfil.

A variedade de cardápios é muito grande: você pode focar em dietas de baixa caloria, dietas de baixo carboidrato, refeições balanceadas, entre outras. Pesquise e veja qual melhor se adéqua ao seu público.

Lucre entre 4 e 12 mil reais por mês montando seu próprio negócio de marmitas fit em casa. Clique aqui e saiba mais.

Venda de produtos em consignação

8 formas de empreender com pouco dinheiro 4 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

Outra forma de começar a empreender com pouco dinheiro é através da venda de produtos em consignação. A consignação é um procedimento de venda em que o fornecedor disponibiliza seus produtos para o revendedor sem que haja cobrança por isso. 

A grande vantagem da venda em consignação é que não há investimento em estoque. Todos os produtos você busca com o fornecedor, combina um prazo para vender e uma comissão para receber, e depois você devolve o que não vendeu e paga pelo que vendeu. 

Os gastos que você terá nessa modalidade de negócio serão apenas com registro de domínio e plataforma de vendas caso opte vender por site próprio. Porém a venda e divulgação pode ocorrer também por redes sociais e marketplaces caso seja da sua preferência. Essa é uma excelente forma de começar a empreender com pouco dinheiro.

A variedade de produtos para venda em consignação é bem grande. Você pode trabalhar com roupas, maquiagens, itens para casa, produtos para pele, bijuteria, semijoias e até mesmo itens de sexshop caso queira atuar com o nicho adulto. Abaixo vou deixar algumas marcas que trabalham com esse tipo de negócio para que você possa conhecer e ver qual se encaixa melhor com o público e produto que deseja vender:

Dropshipping e importação de produtos

8 formas de empreender com pouco dinheiro 5 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

Caso você queira começar uma loja online, a importação de produtos e/ou o dropshipping podem ser uma excelente maneira de começar. Uma grande vantagem é que você não precisa fazer investimento em mercadoria, trabalhando apenas como uma ponte entre o fornecedor e o consumidor final.

A variedade de produtos para importação é gigantesca, sendo que uma das mais procuradas é a categoria de eletrônicos, que normalmente tem preços mais baixos lá fora. Antes de começar estude bastante o mercado e seu público, como dito no começo deste artigo.

Porém, para que esse tipo de negócio dê certo, é necessário ter muita transparência com o seu cliente. Explique a forma de trabalho e entrega, pois o prazo costuma ser muito maior. Caso essa condição não esteja bem clara desde o início, você pode ter muito prejuízo.

Além disso, existem algumas regras para trabalhar com importação no Brasil. Você pode conferi-las clicando aqui.

Aprenda as melhores técnicas de importação e aumente o seu poder de compra.

Monetize o seu conhecimento

8 formas de empreender com pouco dinheiro 6 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

Existe algo em que você seja muito boa? Que tal monetizar isso? A gama de serviços que podem ser oferecidos é muito grande, e muita gente (principalmente pequenas empresas) procura por consultoria em algo.

Você pode vender o seu conhecimento através de cursos ou consultorias. Por exemplo, se você for uma excelente maquiadora, pode monetizar esse seu conhecimento através da venda de cursos de maquiagem ou prestar consultorias para outras maquiadoras que estejam começando, para suas amigas que querem aprender a se maquiar melhor, etc.

Seja uma infoprodutora

8 formas de empreender com pouco dinheiro 7 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

Aproveitando o gancho do tópico anterior, você pode se tornar uma infoprodutora. 

Infoprodutor é quem cria produtos digitais. Eles produtos digitais podem ser cursos online, ebooks, podcasts, webinários, entre outros.

Os infoprodutos focam na disseminação de conhecimento, portanto sua consultoria ou curso online podem ser vendidos assim. A busca por esse tipo de produto tem crescido cada vez mais.

A grande vantagem de trabalhar como infoprodutora é que você cria um negócio escalável. Seu investimento é basicamente a criação de um único produto que poderá ser vendido de forma ilimitada.

Existem algumas plataformas especializadas na venda de infoproduto, tais como:

A grande vantagem de hospedar o seu produto nessas plataformas é que elas cuidam do pagamento e entrega dos produtos por você. Seu único trabalho – além de produzir – é divulgar seu infoproduto. Para isso você pode usar suas redes sociais, blog, Youtube, WhatsApp, Telegram, etc.

Caso você queira conhecer mais sobre infoprodutos, o Neil Patel fez um ótimo artigo sobre o assunto, e você pode ler clicando aqui.

Marketing de afiliados

8 formas de empreender com pouco dinheiro 8 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

Marketing de afiliados é algo que, quando feito da maneira correta, pode se tornar um negócio escalável e promissor.

O trabalho se baseia na divulgação de produtos físicos ou digitais em que você ganha uma comissão sobre cada venda feita através do seu link de afiliado. Essa comissão pode ser de 3 a 70% dependendo do produto e da plataforma escolhida.

Essa é uma excelente forma de empreender com pouco dinheiro, visto que o cadastro nas plataformas é gratuito. O seu único investimento inicial será em um treinamento, caso opte pela compra de um.

Algumas plataformas mais famosas para trabalhar como afiliado são:

Muitos afiliados profissionais criam blogs, canais no Youtube e perfis no Instagram para trabalhar a divulgação dos produtos, sendo que a forma mais comum e rentável é através da criação de conteúdo. Caso você se interesse pelo marketing de afiliados, o Alex Vargas tem um ebook ótimo sobre o assunto, você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

Seja uma parceira Magalu

8 formas de empreender com pouco dinheiro 9 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

A Magazine Você nada mais é do que um programa de afiliados da Magazine Luiza, onde você ganha uma comissão em cima de cada venda feita pelo seu link. 

Porém, diferente das plataformas citadas acima, você cria sua própria loja no marketplace da Magalu, escolhe os produtos que quer vender e divulga para seus amigos. A cada compra feita dentro da sua loja você ganha uma comissão que varia entre 1 e 12%, de acordo com o produto e nível de vendedor que você se encaixa dentro do sistema.

Criar uma loja na Magazine você é uma excelente forma de começar a empreender sem dinheiro, visto que não tem investimento nenhum, você apenas cria a loja e divulga. Todo o resto do processo fica por conta da Magazine Luiza, já que os produtos são todos dela. Para saber mais sobre a Magazine Você, clique aqui.

8 formas de empreender com pouco dinheiro 10 - 8 formas de empreender com pouco dinheiro

Agora que você conhece essa 8 formas de empreender com pouco dinheiro, já pode escolher qual (ou quais) considera melhor trabalhar.

Lembre-se que todas elas podem trazer um ótimo retorno financeiro se você trabalhar com bastante dedicação, pesquisar o mercado, o público e escolher as melhores estratégias de divulgação. 

Me conta: você já conhecia essas formas de negócio? Se identificou com alguma delas?

Siga o nosso perfil no Instagram e tenha acesso a conteúdos diários sobre marketing e empreendedorismo.

 

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

2 Comentários

  1. Pingback: Como está o seu caixa da empresa? -

  2. Pingback: 6 plataformas de ecommerce para quem deseja abrir uma loja virtual -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *