Business Canvas: como criar um plano de negócios

Criar um plano de negócios é imprescindível para você que quer ou está começando um negócio próprio. Isso porque o plano de negócios te ajuda a compreender melhor todas as possíveis necessidades e dificuldades que seu negócio pode vir a enfrentar.

23 09 Business Canvas como criar um plano de negocios - Business Canvas: como criar um plano de negócios

Por que criar um plano de negócios

Hoje em dia podemos encontrar lojas para praticamente qualquer tipo de produto na internet. Por isso, está cada vez mais difícil criar algo realmente inovador. Começar um negócio sem saber como mantê-lo e o que fazer para que ele prospere pode fazer com que você não fique no mercado por muito tempo.

Planejar cada etapa do seu negócio é o item mais importante da lista de toda empreendedora. Um plano de negócios bem estruturado nos ajuda a manter os pés no chão e a entender todos os investimentos e ações necessárias para que a construção do seu negócio. Com ele, você terá uma visão realista do que deve ou não ser feito.

Como criar um plano de negócios

17 08 O que é inbound marketing e como ele pode te ajudar a atrair clientes 1 - Business Canvas: como criar um plano de negócios

Um plano de negócios tem como objetivo trazer clareza para a construção de seu negócio. O modelo Business Canvas, que será abordado neste texto, é dividido em 9 seções. São elas:

  • Proposta de valor
  • Segmentação de clientes
  • Canais de entrega
  • Relacionamento com clientes
  • Atividade-chave
  • Recursos principais
  • Parcerias
  • Fontes de receita
  • Estrutura de custos

Falarei de cada uma separadamente logo abaixo.

Proposta de valor

Ter uma proposta de valor clara para o seu negócio é essencial. É através dela que você soluciona os problemas do seu público. 

A proposta de valor pode ser lida também como o seu diferencial. Ao redigi-la você pode responder algumas perguntas que te ajudarão a chegar em uma resposta mais clara, como: O que fará com que o público compre com você e não com o seu concorrente? Como seu negócio pode mudar a vida dessas pessoas? O que você fará para solucionar as principais dores do seu público-alvo?

Segmentação de clientes

Nessa etapa você define exatamente o que e para quem você quer vender.

A segmentação de clientes nada mais é do que a definição do seu nicho de mercado e público-alvo. Essa é, talvez, a primeira coisa que você precisa definir antes de abrir o seu negócio, afinal, conhecer o seu público é essencial para que você realize escolhas mais assertivas na hora de vender o seu produto.

+ Sugestão de leitura: Você conhece o público-alvo do seu negócio?
+ Sugestão de leitura: O que é e como definir o seu nicho de mercado

Canais de entrega

Nessa etapa você precisa definir como vai entregar o seu produto para o cliente. O cliente vai comprar por onde? Site, Instagram, loja física? Como ele vai receber? Vai precisar buscar com você, você vai enviar via Correios?

+ Sugestão de leitura: 4 formas de oferecer um frete mais barato

Ter em mente todas as formas de apresentar e enviar o seu produto antes de abrir o seu negócio poupará dores de cabeça e gastos desnecessários no futuro. Lembre-se também de definir uma política de entregas e também uma política de trocas e devoluções.

+ Sugestão de leitura: COMO CRIAR UMA POLÍTICA DE TROCAS E DEVOLUÇÕES PARA O SEU E-COMMERCE

Relacionamento com os clientes

Business Canvas como criar um plano de negocios 1 - Business Canvas: como criar um plano de negócios

Estamos vivendo um momento em que o cliente preza muito pelo atendimento humanizado. Ninguém mais aguenta esperar horas ou dias para receber uma simples resposta de uma dúvida, certo?

Nessa etapa do plano de negócios você precisa estruturar toda a sua forma de se relacionar com os clientes, tais como: canais de atendimento, horários, formas de comunicar uma novidade ou promoção, formas de resolver os possíveis problemas que ele possa ter, etc.

Lembre-se também de cultivar o relacionamento com os clientes após a venda. Investir em um bom pós-venda poderá ser um diferencial para o seu negócio.

Atividade-chave

A atividade-chave é justamente o seu ramo de atuação. O que a sua empresa faz? Quais dores do cliente ela soluciona?

Aproveite este espaço do plano de negócios para descrever detalhadamente tudo o que sua empresa oferece e como ela trabalha.

Recursos principais

Business Canvas como criar um plano de negocios 2 - Business Canvas: como criar um plano de negócios

Esta parte do seu plano de negócios destina-se a todos os recursos necessários para que seu negócio aconteça. Aqui você define como fará a compra das mercadorias, se contratará funcionários para te ajudar com a empresa…

+ Sugestão de leitura: Como encontrar fornecedores para a sua loja virtual

Todos os detalhes – do mais básico ao mais complexo – relacionados ao funcionamento do seu negócio devem ser anotados aqui.

Parcerias

Quais são as parcerias que você fará no início do seu negócio?

A etapa de parceria destina-se a todas aquelas parcerias essenciais para que o seu negócio funcione. As parcerias podem ser com outras empresas semelhantes, influenciadores digitais, sociedades, fornecedores…

Independente do tipo de parceria escolhida, lembre-se de inseri-la em seu plano de negócios.

Fontes de receitas

Como você receberá o pagamento dos seus produtos?

Nesta etapa do plano de negócios você define toda a sua estrutura de pagamentos. Existe uma infinidade de meios de pagamento para se trabalhar, como Pagseguro, Mercado Pago, Picpay, boleto bancário, transferência…

Você trabalhará com site ou receberá através de links de pagamento? Vai receber pagamento presencial ou apenas online?

+ Sugestão de leitura: Aprenda a gerar links de pagamento e profissionalize seu negócio no Instagram

Estrutura de custos

A estrutura de custos é uma das partes mais importantes e talvez a que mais surpreenda a gente na hora de montar. Aqui você irá detalhar todos os custos mensais do seu negócio, como site, impostos da empresa, internet, aluguel, estoque, anúncios… Tudo o que você realmente terá como custos ao longo da sua jornada empreendedora.

+ Sugestão de leitura: COMO ESTÁ O SEU CAIXA DA EMPRESA?

O plano de negócios é fixo?

Business Canvas como criar um plano de negocios 3 - Business Canvas: como criar um plano de negócios

Ter um plano de negócios bem estruturado antes de abrir o seu negócio, ou criar o seu logo depois de abri-lo é essencial, mas lembre-se que ele não é definitivo. Ao longo do tempo você certamente fará alterações em todas as partes dele, seja porque aquilo não faz mais sentido para você, porque você resolveu mudar o direcionamento do seu negócio, porque sua estratégia não deu certo ou qualquer outro motivo.

Lembre-se, investir no seu negócio é primordial, e isso inclui investir em conhecimento. O curso Virei Minha Chefe tem uma aula completa sobre business canvas, além de um conteúdo completo sobre como estruturar seu e-commerce do zero. Tudo isso por um excelente custo-benefício. Conheça mais sobre o treinamento clicando aqui.

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *