Branding: a personalidade da sua marca

Você já ouviu falar de branding? Branding é um conceito que existe bem antes da internet. Talvez você já aplique na sua marca mesmo sem saber o que é.

 

Antes de falar o que é branding de fato, vou começar falando o que NÃO é: Branding NÃO é identidade visual. É importante deixar isso claro desde o começo, pois, apesar da identidade visual fazer parte das estratégias de branding, muita gente ainda acha que se trata apenas a criação da sua identidade visual.

 

20 07 Branding a personalidade da sua marca - Branding: a personalidade da sua marca

 

Afinal, o que é Branding?

Muito além da identidade visual, branding é todo o processo de gestão e posicionamento da marca. O planejamento, a estrutura, a forma em que a marca se comporta e a identidade visual são pilares do branding. O pessoal do Carinhas escreveu uma definição de branding que eu achei perfeita: “O Branding é a personalidade da empresa atuando e tomando decisões a todo momento, como algo vivo.”

 

Vamos pensar no Nubank: você já percebeu que boa parte dos clientes elogiam demais a marca? Seja pelo cartão com tarifas praticamente inexistentes, pela conta 100% digital e, principalmente, pelo atendimento rápido e eficiente. Tudo isso faz parte do branding deles.

 

Por que o branding é importante?

O branding agrega valores à sua marca que vão além do produto. Ele é o grande responsável pela lembrança forte que ela gera na cabeça do cliente.

 

Por exemplo, quando você pensa em uma marca referência em fast food, muito provavelmente a primeira que virá à sua cabeça é o Mc Donalds. Quando você quer um refrigerante de cola, provavelmente pensará na Coca-cola antes de qualquer outra marca. Ambos investiram muito no branding para poderem chegar aonde estão hoje.

 

É importante dizer que os resultados do branding não são vistos da noite para o dia, apenas a médio e longo prazo você conseguirá percebê-los. Você quer construir um legado para a sua empresa? Então invista no branding dela.

 

Quais são as principais estratégias de branding?

Branding a personalidade da sua marca 1 - Branding: a personalidade da sua marca

 

O branding tem como principais estratégias a identidade da marca e seu posicionamento, toda a forma de falar com o cliente (tanto através da produção de conteúdo quanto pela forma de atender), e também ações internas. Neste tópico vou listar e detalhar as principais estratégias.

 

Identidade da marca

A identidade da marca precisa ser (e geralmente é) o primeiro passo que você precisa dar em relação ao seu negócio. Ela é, além da parte visual, todo o posicionamento e a voz que você dará para a sua marca. Vou falar separadamente sobre cada tópico.

 

Identidade visual

Além do nome, a identidade visual da marca é composta por:

 

  • Cores: além de deixar a identidade atrativa, as cores ajudam a comunicar uma mensagem. Elas são divididas em institucionais e de apoio. As cores institucionais são aquelas que remetem à sua marca, ou seja suas cores principais. Já as cores de apoio são aquelas que acompanham as institucionais, geralmente utilizadas em outros canais. Por exemplo, aqui no Empreendedora Inteligente nossas cores institucionais são Rosa e Azul, mas usamos também as cores amarelo, cinza e branco para darem apoio às principais.
  • Tipografia: são as fontes escolhidas para representarem a sua marca. Assim como as cores também temos as fontes primárias e secundárias. As fontes primárias geralmente são as escolhidas para compor o logotipo, podendo ou não ser estilizadas. Já as fontes secundárias servem justamente para dar apoio à primárias em outros canais, em especial quando nossas fontes primárias são muito estilizadas. Nesses casos as fontes secundárias são mais básicas para que a sua marca consiga se comunicar em outros contextos.
  • Logotipo: é o elemento que representa a sua marca. Ele é utilizado em toda a sua comunicação e apresentação, sendo responsável pelo reconhecimento imediato do seu negócio. 
  • Manual da marca: o manual da marca reúne todas as informações de cores, fonte e logo. Ele é um guia de como todos esses elementos devem ser aplicados e em quais contextos.

 

Posicionamento

O posicionamento é a forma como você transmite o propósito e a voz da sua marca. É dividido em:

 

  • Valores: expressam tudo aquilo que é importante para a sua marca. através dos valores você deve se conectar ao público.
  • Tom e voz: como sua marca se dirige ao público? Você define isso através do tom e da voz. Pode escolher se quer adotar uma maneira mais formal ou informal. Apesar de muita gente achar que tom e voz são a mesma coisa, existe uma diferença entre eles: a voz nunca muda, já o tom é adaptado de acordo com a forma em que você se comunica.
  • Linguagem: é a forma que você trará sua voz à tona. Ela indica as expressões que você usará e como você passará a sensação de identificação com o seu público.
  • Brand persona: a brand persona é a personificação da sua marca. É a figura responsável por conversar com o seu público. Ela pode ou não aparecer, bem como pode ou não ser um personagem fictício. A Natura e a Magazine Luiza, por exemplo, mostram bastante a brand persona delas.

 

Marketing de conteúdo

Muitas marcas pecam demais quando se trata de marketing de conteúdo. As pessoas têm se interessado cada vez mais por conteúdos relevantes, e criar um perfil que só fale de vendas, vendas e mais vendas é extremamente cansativo para quem vê de fora.

 

Invista em conteúdos relevantes para a sua audiência, implemente a estratégia do funil de vendas para engajar os seus seguidores. Entregar um conteúdo de valor com certeza trará um impacto muito efetivo em suas vendas.

 

+ Sugestão de leitura: Funil de Vendas: o que é e qual a importância dele para o seu negócio 

 

Endomarketing

Encantar os clientes e transformá-los em embaixadores da marca com certeza é muito importante, mas e as pessoas que trabalham com você? Os funcionários da sua marca devem estar alinhados aos propósitos que ela prega, para isso você deve aplicar as estratégias de endomarketing.

 

Imagina só se você se mostra como uma marca super preocupada com o bem-estar do cliente, com um time super motivado e feliz por trabalhar com você, tudo lindo e maravilhoso na teoria, porém na prática seu time é super desmotivado e odeia trabalhar com você. Sim, isso pode acontecer, e é bem comum inclusive. Motivar os seus colaboradores é tão importante quanto motivar os clientes. As pessoas que trabalham com você devem ser as primeiras – e talvez principais – embaixadoras da sua marca.

 

Marketing promocional e de experiência

Agora vamos falar sobre o seu cliente de fato. Como fazer para torná-lo embaixador da sua marca? É aí que entra a combinação do marketing promocional com o marketing de experiência.

 

Como o principal objetivo é vender, investir no marketing promocional é essencial. Ele consiste em fazer pequenos agrados para conquistar clientes, os famosos mimos. Esses mimos podem ser: cupons de desconto, distribuição de brindes, envios de amostras grátis, programas de fidelidade, etc.

 

O marketing de experiência tem a função de mexer com as sensações do consumidor. Quando você entra em uma loja da Melissa, por exemplo, logo de cara já sente aquele cheirinho característico dos produtos. Esse cheirinho da loja e dos produtos fazem parte da experiência que você vive ao entrar lá.

 

Você pode trabalhar a experiência do seu cliente mesmo se não tiver um espaço físico. Enviar uma embalagem elaborada, com uma essência especial da sua loja junto com uma cartinha escrito à mão, por exemplo, é uma forma de aplicar o marketing de experiência.

 

Ao receber um produto de boa qualidade, com um brinde legal e uma embalagem bem feita, o seu cliente certamente se sentirá mais satisfeito e irá falar bem da sua marca. Quem sabe voltará a comprar mais vezes, se tornando fiel a ela.

 

Branding a personalidade da sua marca 2 - Branding: a personalidade da sua marca

 

Muita gente ao começar um negócio ignora totalmente a estratégia de branding e se perde na própria linguagem. Pensando nisso, a Anne Caldeira, produtora do curso Virei Minha Chefe dedicou um módulo inteiro do treinamento ao branding e suas principais estratégias. O treinamento Virei Minha Chefe é um curso completo que te ensina o passo a passo de como montar e abrir a sua própria loja virtual, mostrando desde escolha de plataforma, abertura de empresa até as estratégias de divulgação. Você pode conhecer melhor o treinamento clicando no botão abaixo:

 

Receba todas as nossas novidades em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter!

Fique tranquila, seus dados estarão seguros com a gente, além disso odiamos spam tanto quanto você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *